TESTOSTERONA BAIXA E CAUSAS DE ANDROPAUSA

A partir dos 50 anos de idade os níveis de testosterona sofrem queda de 1% ao ano, assim, a andropausa se estabelece progressivamente no homem.
Sintomas que podem ser indicativos de valores baixos de testosterona no homem incluem a redução da libido, disfunção erétil, fadiga, fraqueza muscular, desinteresse pelo trabalho e depressão além de pequena redução do volume da barba e de pelos.

Em qualquer idade, homens podem ter diminuição dos valores de testosterona no homem por outras causas como:
– alterações na função do testículo por traumas, cirurgias local ou prostática, infecções, anemia falciforme, doenças genéticas drogas e medicações.

– Disfunção da glândula hipófise por trauma, tumores ou infecções.
– Hábitos de vida como tabagismo e alcoolismo.
– Obesidade

O uso de testosterona só tem indicação segura quando se necessita fazer a reposição hormonal, que esteja muito baixa no organismo. Usar testosterona com a finalidade de aumento de massa muscular, melhor desempenho físico ou sexual em paciente que apresente valores normais de testosterona é prejudicial à saúde.

Quando os valores de testosterona encontram-se em valores bem abaixo do normal, além dos sintomas já citados, a falta de testosterona aumenta os níveis de colesterol e triglicérides e isso aumenta o risco de doença cardiovascular.

Distúrbios do humor e obesidade abdominal podem estar presentes no quadro clinico. Assim, está indicada reposição de testosterona em casos específicos e após avaliação médica adequada.

A reposição pode ser feita com o hormônio em gel ou injetável, conforme for mais adequado a cada paciente.