O QUE FAZ O HORMÔNIO DA PARATIREOIDE
O hormônio da paratireoide (PTH) está ligado aos valores de cálcio no sangue. Ele é produzido nas quatro glândulas paratireoides no pescoço, logo atrás da tiróide. Essas glândulas recebem informações da concentração de cálcio para determinar quando precisam secretar o PTH. Ele é fundamental na regulação do cálcio, ajudando o corpo a manter estoques adequados de cálcio e fosforo na corrente sanguínea para proteger a saúde óssea.
O que o PTH faz?
O PTH ajuda a prevenir baixos níveis de cálcio, agindo sobre os ossos, intestino e rins. Nos ossos, o hormônio desencadeia a liberação de reservas de cálcio dos ossos para o sangue. Isso pode levar à destruição óssea. No intestino, o PTH ajuda no metabolismo da vitamina D. Isso, por sua vez, permite que o corpo absorva mais cálcio que digere dos alimentos. Nos rins, o hormônio interrompe a liberação de cálcio pela urina, além de aumentar a produção de vitamina D.
Disfunções do PTH
O excesso de PTH pode provocar uma condição conhecida como hipercalcemia, que aumenta os valores níveis de cálcio no sangue. Isso pode causar distúrbios digestivos, constipação, depressão, letargia, fraqueza, dor nas articulações e sede excessiva. A hipercalcemia é normalmente descoberta durante exames de sangue de rotina.Muito pouco PTH pode provocar um quadro clinico hipoparatiroidismo, com baixos níveis de cálcio no sangue. Isso pode ser corrigido com o uso de vitamina D e comprimidos orais de cálcio. Em casos muito graves, a administração de PTH sintético se faz necessário.
Doenças e condições relacionadas ao PTH
Hipoparatiroidismo; Osteoporose; Hiperparatiroidismo primário.
-O Hipoparatiroidismo é uma condição rara na qual o PTH não é suficiente (sem causa aparente ou após cirurgia da tiroide), fazendo com que o organismo secrete (ou após cirurgia da tiroide) baixas concentrações de cálcio no sangue.
– A Osteoporose é uma condição progressiva, na qual os ossos se tornam estruturalmente fracos e têm maior probabilidade de fraturar ou quebrar. Os hormônios PTH, Estradiol, Testosterona e Vitamina D, assim como um ótimo aporte de Cálcio são importantes fatores na prevenção e tratamento da osteoporose.
– O Hiperparatiroidismo primário é uma condição na qual, mais comumente, uma glândula paratiróide hiperativa (por hiperplasia ou tumor) produz muito PTH. Pode ser controlado com elevadas doses de vitamina D ou pelo tratamento cirúrgico
Fonte: Endocrine Society, 2020; Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabolismo, 2015