Tireoide

A glândula tiróide está localizada na base do pescoço, sendo que cada lóbulo encontra-se em um dos lados da traquéia. Sua finalidade é a produzir, armazenar e liberar os hormônios tiroidianos na corrente sanguínea. Os hormônios T3 E T4 afetam quae todas as células e ajudam a controlar várias funções do corpo humano.

O que é o câncer de tiróide?

É um tumor maligno , pouco comum, com perspectivas de tratamento excelentes. Na maioria das vezes são extirpados totalmente por cirurgia.

Os médicos recomendam a quem teve câncer de tiróide que faça o acompanhamento e exames de rotina pelo resto da vida, para checar se não houve metástases ou reaparecimento do mesmo, o que é raro.

É mais provável que o câncer de tiróide apareça em pessoas que foram submetidas a radioterapia no pescoço ou tórax na infância. É tanbém mais comum em pessoas com algum caso na família.

Como é diagnosticado

Nódulos de tiróide podem ser notados pelo paciente ou em exames de ultra som de rotina. Felizmente, na maioria das vezes esses nódulos são benignos. Estima-se que metade da população possua nódulos de tiróide, principalmente em mulheres.

O que é Punção Aspirativa e porque é realizada?

Trata-se de um procedimento rápido e seguro para saber se um nódulo é benigno ou maligno, indicado para nódulos maiores que 1 cm.

O que acontece quando a biópsia nos mostra que o nódulo é maligno?

O primeiro e mais importante passo é a cirurgia. É indicada a retirada total da glândula, porque além do tumor que foi descoberto, podem existir outros focos pequenos da doença que não foram detectados pelos exames. A retirada da tiróide inteira ainda facilita a realização dos exames durante o acompanhamento.

Iodo Radioativo

Após a retirada da tiróide, geralmente é feito um tratamento com radio miodo.

A radioiodoterapia não é a mesma coisa terapia que conhecemos para outros tipos de câncer e nem apresenta os mesmos efeitos colaterais. É seguro e é usado porque depois da cirurgia pode permanecer restos de tecidos tiroidianos.

O que acontece após a retirada da tiróide e o tratamento com radioiodo?

Como a glãndula é retirada, o paciente fica sem a produçao dos hormônios tiroidianos. Como essse hormônios são necessários para o funcionamento adequado dos órgãos temos que fazer a reposição deles

Por que até quando fazer o acompanhamento?

Algumas vezes o câncer de tiróide pode reaparecer ou se espalhar para outras partes do corpo. É por isso que seu médico recomenda exames de verificação regulares.

Apesar do câncer de tiróide ter altíssimo nível de cura, este acompanhamento é imprescindível. Portanto não deixe de fazer o acompanhamento médico periódico.

Quais exames devem ser feitos para saber se esta tudo bem?

  • TSH: deve ser feito pelo menos duas vezes ao ano para saber se a dose do hormônio tiroidiano está correta
  • Tiroglogulina: A tiroglobulina é uma substância produzida exclusivamente pela tiróide e deve estar sempre negativa nos casos de remissão da doença.
  • PCI ou pesquisa de corpo inteiro: A varredura com radioiodo deve ser feita para se saber se ainda existe tumor, onde esta localizado e planejar o tratamento.
  • O ultra som cervical deve ser feito em todos os casos de Carcinoma papilífero e a Tomografia Computadorizada, Ressonâmcia Magnética e o Pet scan vão depender do caso e da indicação médica.

O câncer de tiróide tem cura?

De maneira geral, o câncer de tiróide tem grande chance de cura, com mais de 90% dos pacientes vivendo muitos anos após o diagnóstico. Dependendo da idade do paciente, do tipo histológico, do tamanho do tumor e se ele estava localizado apenas na tiróide este numero pode chegar a 100%

Mesmo nos casos onde ocorre recidiva pode-se ter uma boa chance de cura

A boa regulagem hormonal evita doenças endócrinas

Especialidades

UMD

Av. Indianópolis, 530
Indianópolis - São Paulo - SP
CEP: 04062-000

Tel: (11) 5053-8999

Responsável Técnico

Dr. João H. Romaldini
CRM: 13736
Endocronologista

UMD Resultados

Obtenha seus exames de maneira prática e rápida através de nosso sistema online.

Clique aqui para acessar a área de resultados da UMD.