A TIREOIDE

A glândula tiroide tem a forma de borboleta (com dois lobos), que fica localizada na parte anterior pescoço. É uma das maiores glândulas do corpo humano e tem um peso ano adulto de aproximado de 15 a 25 gramas.

A tiroide produz dois hormônios a T3 (triiodotironina) e a T4 (tiroxina), que atuam em todos os sistemas do nosso organismo, influenciando a função de órgãos importantes como o coração, cérebro, fígado e rins. Interfere, também, no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes; na regulação dos ciclos menstruais; na fertilidade; no peso; na memória; na concentração; no controle psíquico; e no controle emocional.

É fundamental estar em perfeito estado de funcionamento para garantir o equilíbrio e a harmonia do organismo.  Comparada a outros órgãos do corpo humano é relativamente pequena ela.

Quando a tireoide não está funcionando adequadamente pode liberar hormônios em excesso, produzindo um quadro de hiperfunção ou hipertiroidismo.

Quando a tireoide sintetiza e/ou libera seus hormônios em quantidade insuficiente ocasiona um quadro clinico de hipofunção ou hipotireoidismo.

Outras moléstias ocorrem na glândula tireoide com a função normal. Dentre elas encontram-se os nódulos e cistos tiroideanos, o câncer diferenciado, indiferenciado e medular da tireoide.