HIPOGLICEMIA – O QUE É
Se você tem diabetes, sua preocupação nem sempre é se a glicose no sangue está muito alta. A glicose também pode cair muito, uma condição conhecida como hipoglicemia (abaixo de 70 mg/dL). É fundamental perceber esses sintomas precocemente. Se não tratada a hipoglicemia prolongada pode causar convulsões ou induzir ao coma. Quem possui um histórico de episódios frequentes de glicemias baixas, pode não ter sintomas.
O que causa a hipoglicemia?
A glicemia é resultado de um equilíbrio constante de medicamentos, exercícios e regime alimentar. Vários medicamentos para diabetes estão associados a causar hipoglicemia entre eles a Insulina, Glipizida e Pioglitazona. Algumas das causas mais comuns de hipoglicemia incluem:
- Saltar uma refeição ou comer menos do que o normal
- Exercícios em excesso
- Excesso de medicação
- Álcool, especialmente sem alimentar-se (aperitivos)
Pacientes com diabetes não são os únicos que apresentam valores baixos de glicose no sangue porque outras causas podem provocar hipoglicemia como: pacientes que se submeteram a cirurgia bariátrica, infecção muito grave, hipotireoidismo, hipopitutitarismo (deficiência da hipófise ou após cirurgia de tumores hipofisario) e finalmente a insuficiência da suprarrenal.
Sintomas da hipoglicemia
A hipoglicemia atinge os indivíduos de maneiras diferentes. Estar ciente de seus sintomas específicos pode ajudá-lo a tratar a hipoglicemia o mais rápido possível. Os sintomas mais comuns:
- Confusão e tontura
- Sensação de desmaio
- Palpitações cardíacas e batimento cardíaco acelerado
- Tremores
- Mudanças repentinas de humor
- Sudorese e calafrios
Como a hipoglicemia é tratada?
O tratamento da hipoglicemia depende da gravidade dos sintomas. Nos casos com sintomas leves ou moderados, a ingestão de um lanche com 15 gramas de glicose ou carboidratos de digestão rápida. Exemplos desses lanches incluem: uma xícara de leite, três porções de doce, meio copo de suco de fruta ou refrigerante, e por fim quatro comprimidos de glicose (corresponde a uma colher de sopa de açúcar ou mel).
Depois de consumir esta porção de 15 gramas, espere cerca de 20 minutos e verifique novamente os valores da glicose no sangue. Se o valor for de 70 mg / dL ou superior, o episodio foi tratado. Se permanecer abaixo de 70 mg / dL, consuma mais 15 gramas de carboidratos. Espere mais 20 minutos e verifique a glicose novamente para ter certeza de que aumentou.
No caso de episódios repetitivos de hipoglicemia leves a moderados várias vezes em uma semana, ou quaisquer episódios de hipoglicemia graves, consulte o médico. Pode ser necessário ajustar o regime alimentar ou alterar medicamentos e doses para prevenir novos episódios.
Hipoglicemia com perda da consciência
Graves quedas de glicose no sangue podem causar desmaios. Isso é mais provável em pessoas com diabetes tipo 1, mas também pode acontecer em pessoas com diabetes tipo 2 tratadas com insulina. Pode ser fatal.
É importante educar a família, amigos e até mesmo colegas de trabalho sobre como administrar uma injeção de Glucagon nos casos de perda da consciência durante um episódio de hipoglicemia. O Glucagon é um hormônio que estimula o fígado a quebrar o glicogênio armazenado em glicose. Existe “kit” de emergência de Glucagon.
Como a hipoglicemia é evitada?
A melhor maneira de evitar a hipoglicemia é seguindo um tratamento rigoroso. Um plano de controle do diabetes para prevenir episódios hipoglicêmicos e hiperglicêmicos inclui o controle da alimentação, evitar ingestão de álcool, atividade física moderada e controle constante da medicação.
Se um desses itens estiver desequilibrado, podem ocorrer episódios de hipoglicemia. A única maneira de saber o valor da glicose no sangue é testando-o.
Se você usa insulina para controlar a glicemia, deve verificar os de glicose no sangue quatro ou mais vezes por dia. O Endocrinologista deve ajuda-lo a decidir com que frequência você deve fazer o teste.
No caso de descontrole ou fora dos valores de glicose previsto verifique com seu medico para mudar sua estratégia de tratamento. Isso o ajudará a identificar quais ações podem reduzir a glicemia repentinamente, como pular uma refeição, ingestão excessiva de álcool ou fazer exercícios mais do que o normal.
Você não deve fazer nenhum ajuste sem notificar o Endocrinologista, mas você pode se prevenir consumindo um lanche rico em carboidratos e medindo o valor da glicose no sangue.